quinta-feira, 16 de outubro de 2014

5 primeiros passos

No fim de maio voltei das férias, e lá estava ela de novo na minha vida: a barriga (vadia). Mas dessa vez eu tinha um objetivo bem claro e sabia que ela demoraria para dizer adeus.  Fiz um plano baseado em 5 passos iniciais que compartilho aqui.

1) Levar a academia mais a sério

Faço academia há 11 anos. No começo eu tive ótimos resultados. Era um guri de 58 kg (imagina uma coisa magra e divide por 5) e em 3 meses passei para 66kg. Cheguei a pesar 80 kg, mas muito mais por amar chocolate do que por estar levantando meu peso no supino.

Hoje tenho 70 kg, e o máximo que vinha conseguindo era manter esse peso, mas de maneira bem desleixada.

Na minha opinião, existem 3 destinos para quem malha:

1 - desistir logo no começo porque não viu resultado ou achou muito chato e trabalhoso
2 - começar bem, mas se entregar ao mesmo treino para sempre e executar de forma preguiçosa os exercícios não mantendo uma frequência na academia
3 - manter o foco, estabelecer objetivos e entender que só o esforço e a frequência trazem algum resultado.

Eu sempre me encaixei na opção 2. Agora eu quero e estou fazendo parte da 3.

2) Eu não preciso comer tudo

Sempre comi bastante e sempre comi muita besteira. De uns tempos pra cá até tinha conseguido largar uns vícios como bolacha recheada e fritura em excesso (mas amo uma batata frita, vai...). O problema era que eu não sabia me comportar num buffet livre.

Parecia que eu tinha que servir TUDO que ele disponibilizava. Confesso que até hoje não é muito fácil resistir (sério, existe um monstro habitando meu estômago), mas com o tempo a técnica de negar algumas coisas vai se aprimorando.

3) A lista

Mesmo dizendo não para tudo, eu ainda achava uma desculpa para toda hora pegar alguma porcaria para comer. É normal ter a falsa impressão de "só hoje". Mas porra, todo dia era "só hoje". Aí eu comecei a fazer (secretamente para não me chamarem de fresco) uma lista onde sempre que eu comia uma besteira, anotava. Assim eu pude ver quantas vezes na semana eu pensei "só hoje".
O resultado foi assustador! Todo dia era hoje pra mim. E  tinham vários hojes no meu dia.

A lista me ajudou a controlar isso. Atualmente o "só hoje" tem bem mais sentido pra mim.

4) Não vou ficar sarado

Calma. Isso não é algo definitivo. Mas é um pensamento importante. É bom ter um objetivo estético, mas não é bom se apegar a ele. Cada um tem um tipo de corpo e um tempo para desenvolver. O importante é ter um bom rendimento. Resultados estéticos surgem com o tempo e só quando há o equilíbrio entre exercícios, alimentação e bom hábitos (como dormir bem, não se estressar, estar bem consigo mesmo). A paranoia de resultados imediatos é o faz muita gente desistir. Não ia cair nessa de novo.

5) Eu vou me divertir

Ir na academia pode ser um saco. Assim como comer bem. Mas... depende muito de como você LIDA com isso. Na academia fiz amizade com a galera. Dou boas risadas com os treinadores, tento imitar o Rocky quando faço um exercício mais complicado e me sinto o Flash quando corro a 18 km/h ou fodão quando supero um desafio (como levantar 300 kg no leg).

Ah, é importante você se desafiar. Inclusive na hora de comer. Eu criei o desafio do 1 dígito, que até agora não consegui. Ele consiste em fazer um prato que custe menos de R$10,00. Mas tem que ser um prato bem feito. Um dia eu fiquei com R$ 10,05... QUASE!

Depois de ver que tinha como conviver com o "sacrifício", percebi que não era sacrifício algum.

E acreditem quando eu digo. Se EU consegui. Qualquer um consegue. Confiem em mim. E no meu histórico.